Saúde 22 de abril de 2022

Cortar faz o cabelo crescer?

No salão ouvimos muitas pessoas dizendo que gostariam de cortar o cabelo para que ele cresça mais rápido. Hoje viemos esclarecer essa informação que existe desde que o mundo é mundo!

A resposta de milhões é: NÃO, cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido 🙁

Mas vamos lá, por que isso acontece? Ou melhor, por que não acontece?

A primeira coisa que precisamos entender é que o crescimento do cabelo é pré determinado geneticamente. Ou seja: não existe remédio, creme ou reza que faça seu cabelo crescer mais rápido do que o seu código genético permite.

Se o crescimento estiver desacelerado, por algum motivo, existem estratégias que podem te ajudar nessa missão.

Outro aspecto que nunca podemos nos esquecer: cabelo é célula morta. Se não fosse, cortar o cabelo seria uma tarefa dolorosa.

Quando cortamos o nosso cabelo retiramos apenas células mortas, que não possuem conexão alguma com o que acontece no folículo capilar, este sim um dos responsáveis pelo crescimento do fio.

Ou seja: cuidar do couro cabeludo pode ajudar o cabelo a crescer. Folículos obstruídos ou adoecidos por fungos ou bactérias podem atrapalhar o crescimento dos fios.

Outro aspecto se refere ao que acontece dentro do seu corpo: alimentação, stress, fatores hormonais e outros desequilíbrios que podem vir a afetar o crescimento dos fios.

Por isso, sempre indicamos que nossas clientes busquem ajuda especializada na hora de decidir por algum tratamento.

O profissional mais indicado nesse momento é aquele que se especializou em Tricologia. Há dermatologistas, ou não dermatologistas, que atendem nesta especialidade e em muitos casos é interessante consultar endocrinologistas também.

Mas então não existe nada que você possa fazer? 🙁

Anota essas dicas:

  • Evite produtos sem enxágue no couro cabeludo;
  • Massageie muito bem o couro cabeludo na hora de lavar o seu cabelo;
  • Movimentos circulares melhoram a circulação do couro cabeludo, em especial os que movimentam a pele junto e não apenas deslizando os dedos.
  • Alimente-se bem e beba bastante água.
  • Cuide da sua saúde mental. O stress é um dos maiores responsáveis por queda capilar.

Fases do crescimento do cabelo

Pra entender o crescimento do cabelo, é importante saber que este passa por 3 fases:

  • Anágena: fase do crescimento do fio. Dura de 2 a 8 anos.
  • Catágena: fase em que o folículo para de produzir queratina e melanina. Dura de 3 a 4 semanas.
  • Telógena: fase em que o folículo é expulso e ocorre a queda do fio. Dura de 3 a 6 meses.
Entenda o ciclo do crescimento do cabelo

Isso quer dizer que há períodos em que o cabelo irá cair mais que outros. O normal é que caiam em média 100 fios por dia. Quem tem cabelo cacheado ou crespo pode ter a sensação de que a queda é maior, mas isso se deve ao fato de que como os cabelos não são lisos, os cabelos só caem na hora de lavar, o que pode dar a falsa impressão de uma queda além do normal.

Um jeito interessante é parar e contar quando fios caíram. Se você estava ha 3 dias sem lavar o cabelo, deverá contar em média 300 fios.

E vamos de conclusão…

Cortar o cabelo não fará os fios crescerem mais rápido.

Temos essa impressão porque quando cortamos as pontas, retiramos os fios mais danificados por isso conseguimos ver um crescimento mais uniforme.

Quando deixamos essas pontas antigas por muito tempo, elas quebram e por isso existe a sensação de que o cabelo parou de crescer.

Portanto, cortar o cabelo de tempos em tempos é importante, mesmo para quem está deixando o cabelo crescer. A frequência ideal de corte varia de acordo com o grau de porosidade, rotina de cuidados, temperatura da água no banho, entre outros, mas em média, de 4 a 6 meses.

Este conteúdo te ajudou? Conta pra gente.